Guia de Destinos

O que fazer em Luang Prabang – Laos

Cidade mais famosa e visitada de todo o Laos, Luang Prabang foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Atrações Imperdíveis

Ponto mais alto do destino, o Monte Phousi é a escolha perfeita para dar o pontapé inicial no roteiro em Luang Prabang. Endereço do templo budista Wat Chom Si, em que há inúmeras estátuas de Buda, para acessá-lo é necessário ...

Uma das principais ruas da cidade, Sisavangvong é o local onde acontece uma das mais tradicionais e conhecidas cerimônias, a Tak Bat (em português, “Cerimônia das Almas”), um ritual com início às 6h no qual os monges recebem doações para ...

Galeria de Fotos

CONHEÇA LUANG PRABANG

Considerada a “joia do Laos”, Luang Prabang fica situada a aproximadamente 140 km da capital e é banhada pelos rios Mekong e Khan. Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade é dona de quase 30 templos construídos na época da colonização francesa. Charmosa e de beleza inigualável, o destino é contagiante, a começar pelas suas riquezas naturais e pela simpatia única do povo.

 ATRAÇÕES NOTURNAS

Assim como em outros países asiáticos, um dos principais points locais são os mercados noturnos. Na Sisavangvong Road, é possível caminhar e aproveitar a variedade de produtos, que vai do artesanato à comida típica e saborosa laociana, já que a rua fica abarrotada de barraquinhas com os mais diversos artefatos à venda.

Caso a busca seja por restaurantes, não deixe de aproveitar os pratos da culinária francesa no L’Elephant e comer o famoso “jeow” (molho feito à base de galanga, chilli e outros ingredientes tradicionais do Laos, que pode ser servido com qualquer tipo de carne e peixe) do Tamarind. Como grande parte da cidade fecha por volta das 23h30, para dar aquela esticadinha rápida vá até o Ikon Klub para curtir boa música e bons drinks.

Em Luang Prabang, tudo sempre termina no boliche. Por isso, conhecer o Bowling Alley é imprescindível – o local funciona até as 2h.

COMPRAS

Para levar souvenires, roupas, objetos decorativos, lenços e artesanato para casa, um lugar ideal para compras é o mercado noturno de Sisavangvong Road. Ao todo, mais de 300 artesãos expõem materiais próprios, comercializados com o intuito de ajudar as famílias da região.

Um pouco mais adiante, na Sakkaline Road, também há excelentes opções de comércios vendendo produtos locais.

CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES

Binthabat – diariamente

Bun Pha Wet – janeiro

Pi Mai Lao ou Ano-Novo laociano – abril

Luang Prabang Half Marathon – outubro

Bun Nam (Festival da Água) – outubro

Dia Nacional do Laos – dezembro

Ano-Novo Hmong – dezembro

Luang Prabang Film Festival – dezembro

COMO CHEGAR

Não existem voos diretos das capitais brasileiras para Luang Prabang. Para chegar ao destino é necessário fazer escalas em Bangkok, Frankfurt, Doha e Hanói, por exemplo. As empresas aéreas Lufthansa, Vietnam Airlines, Lao Airlines e Qatar Airways oferecem o serviço.

A MELHOR ÉPOCA PARA IR

A melhor época para visitar Luang Prabang é durante os meses mais secos, entre novembro e março. De março a maio, as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 40°C. O período compreendido de maio a outubro corresponde à época das monções, com tendência a fortes chuvas por toda a Ásia. Nessa época, os termômetros ficam em torno de 30°C.

INFORMAÇÕES EXTRAS 

Site da cidade

http://www.tourismlaos.org/

Idioma oficial

Laociano, mas o francês é muito falado na região.

Visto

Além do passaporte com validade mínima de seis meses, o Laos exige visto de todos os visitantes. É possível adquiri-lo logo na chegada ao aeroporto. Para isso, basta ter em mãos os seguintes documentos: passaporte, o formulário entregue pela companhia aérea devidamente preenchido, uma foto 3×4 e US$ 30 em espécie.

Vacinas

O Laos não exige nenhuma vacina específica para receber turistas, porém, como prevenção, é importante estar vacinado contra febre amarela e malária.

Fuso horário em relação a Brasília

10 horas a mais.

DDI

+856

Código de acesso da cidade

71

Telefone local de emergências

Ambulância: 195

Bombeiros: 191

Polícia de trânsito/rodoviária: 191

Polícia turística: +856-21-251-128

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Moeda

Kip.

Gorjetas

Apesar de não ser obrigatório, o ideal é deixar algo em torno de 5 e 10% do valor gasto em restaurantes, bares, hotéis e táxis.

Internet

Grande parte dos hotéis, cafés, bares e restaurantes oferecem wi-fi. Caso tenha interesse, ainda no aeroporto é possível adquirir um chip local.

Segurança

A recomendação do Itamaraty é viajar com um grau moderado de cautela. Fique atento aos objetos pessoais e evite carregar uma quantia alta de dinheiro. É recomendado evitar áreas pelo interior do país, já que o Laos ainda tem áreas com minas ativadas.

Voltagem e tomadas

O padrão é 220 V.

50 Hz   A / B / C / E / F

Tomada tipo A | Crédito: Shutterstock.com
Tomada tipo B | Crédito: Shutterstock.com
Tomada tipo C | Crédito: Shutterstock.com
Tomada tipo E | Crédito: Shutterstock.com
Tomada tipo F | Crédito: Shutterstock.com

O QUE NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM

Como o país tem temperaturas altíssimas, vale investir em roupas leves e sapatos confortáveis para curtir os dias. Não se esqueça de colocar na mala um chapéu ou boné e, principalmente, protetores solar e labial. Para as visitas aos templos, é fundamental estar com ombros, joelhos e abdome cobertos. Uma ótima opção é sempre levar na bolsa ou mochila um lenço de pashmina.

CONSULADO BRASILEIRO

Não há representação diplomática do Brasil no Laos. A embaixada mais próxima fica instalada na cidade de Bangkok, na Tailândia.

Endereço: 34 Floor, Lumpini Tower – 1168/101 Rama IV Road – Thungmahamek, Sathorn – Bangkok 10120 – Tailândia

Telefone: 0066(02) 285-6081

E-mail: brasemb.bangkok@itamaraty.gov.br

Site da repartição: http://bangkok.itamaraty.gov.br/pt-br/

34 Floor, Lumpini Tower – 1168/101 Rama IV Road – Thungmahamek, Sathorn – Bangkok 10120 – Tailândia